Dieta da Proteína
Como Funciona
A dieta da proteína é descomplicada. Não é preciso fazer grandes cálculos e nem ter grandes referências em relação as suas características (ao contrário da dieta dos pontos).
A base da dieta das proteínas é aumentar o consumo de proteínas e reduzir o consumo de carboidratos. Proteínas demoram mais para digerir e por isso aumentam a sensação de saciedade. Os carboidratos são nossa fonte de energia. Quando cortamos esta fonte, o organismo passa a consumir energia da gordura do corpo – o que resulta na perda de peso.
Além disso, proteínas ajudam na construção de músculos e aceleram o metabolismo queimando mais calorias.
O problema é que quando ficamos sem carboidratos, aumentam as chances de efeitos colaterais como tontura, falha na memória e desânimo (processo de cetose). Para evitar grandes riscos, não fique mais de uma semana sem carboidratos.
A média de consumo de calorias ficará em torno de 1000 calorias ao dia. Só é preciso cortar (ou pelo menos reduzir ao máximo) os seguintes alimentos:
Alimentos proibidos
Abóbora, Açúcar, Adoçantes com Frutose, Adoçantes com Lactose, Água Tônica, Almôndegas, Amendoim, Amidos, Arroz, Balas, Banana, Batata, Beterraba, Biscoito, Bolachas, Bolos, Caju, Carboidratos, Catchup, Catupiry, Cereais, Chiclete, Doces, Ervilhas, Farinha, Feijão, Figos, Frutas, Frutas Secas, Gelatinas, Geléia, Leite, Leite Desnatado, Macarrão, Mandioca, Massas em Geral, Mel, Milho, Mortadela, Panquecas, Pão, Passas, Petiscos, Queijo Fresco e Mineiro, Salsicha, Soja, Sorvetes, Suco de Frutas, Tâmaras, Trigo, Yogurt.Em compensação, você pode aumentar a quantidade de proteínas no seu cardápio (cuidado para não exagerar) para evitar a sensação de fome constante. Frutas, legumes e shakes a base de proteína podem ajudar no processo da dieta das proteínas. Veja algumas atitudes que você deve tomar durante o regime.
Alimentos Permitidos
Vagem, Tomate, Sukiaki sem massa, sopa de legumes, sashimi, salsa, salaminho, salada verde, sal, repolho, rabanete, quiabo, queijos industrializados, presunto, pimentão, pimenta, pepino, peixe, ovos, ostra, omelete, nabo, mexilhões, mantega, linguiça, limão, lagosta, jiló, frango, espinafre, couve-flor, couve, cogumelo, chuchu, chicória, cenpoura, cebola, caviar, carnes, carangueijo, camarão, brócolis, bernjela, bacon, bacalhau, azeitona, azeite, aves, atum, aspargos, alface, agrião, acelga, abobrinha verde.
Quantidade de Proteína Diária
Tudo em excesso faz mal. Excesso de proteína pode afetar a saúde dos rins e do fígado. A quantidade ideal de proteína diária é de 1g por quilo de peso para pessoas sedentárias. Para quem pratica exercícios físicos, o ideal é 1,4 grama por quilo de peso.
Dicas de Alimentação
Utilize um daqueles shakes a base de proteína uma vez ao dia (de preferência no café da manhã). Ele que vai garantir um pouco da energia que você ganharia com os carboidratos. Porém, este suplemento alimentar deve ser tomado no máximo duas vezes ao dia. Senão a dieta vira engorda.
Tal qual em todas as dietas, você deve tomar muita água para conseguir suprir as necessidades do seu corpo. O recomendado é beber dois litros ao dia. Apenas evitar beber enquanto está nas refeições. Esta dica é válida mesmo se você não estiver fazendo dieta alguma.
Não comer carboidratos e consumir apenas 1000 calorias ao dia não é fácil. Para compensar procure fazer sete refeições ao dia.
Se você está com a imunidade (teve gripe recentemente), é gestante ou faz exercícios diariamente não deve fazer a dieta. Este tipo de dieta mais radical (que corta totalmente um tipo de alimento) deve ser feito apenas por pessoas que estão acima do peso e dispostas a passar por algumas privações. Se você seguir corretamente a dieta da proteína, com certeza vai perder peso sem perder saúde.
Cardápio
Este cardápio foi criado por uma nutricionista para a revista Boa Forma. Nutricionistas não apoiam a dieta das proteínas pelos riscos envolvidos na eliminação dos carboidratos da dieta, por isso, existem alguns carboidratos (alimentos proibidos) na dieta para que você não sinta tontura e fraqueza.
Opções de Café da Manhã
1 fatia de queijo minas, 1 xícara de leite desnatado com café ou chá, 1 pêra
1 fatia de melão, 3 fatias de presunto magro, 2 fatias de queijo prato, 2 fatias de pão integral, chá de ervas ou frutas
1 taça de salada de frutas, 1 iogurte desnatado, 1 copo (200 ml) de suco de acerola
1 taça de salada de frutas, 1 iogurte desnatado, 1 copo de suco de melão
1 torrada integral com 1 fatia média de ricota, 1/2 papaia, 1 xícara de leite desnatado, café ou chá
1 iogurte batido com morangos (e adoçante), 2 fatias de presunto magro, 1 fatia média de queijo-de-minas, 1 copo (200 ml) de suco de mamão
Opções de Lanche (Manhã)
1 fatia grossa de queijo-de-minas
1 polenguinho
1 iogurte light de frutas
1 torrada integral com requeijão light ou com 1 fatia média de ricota
1 fatia de queijo-de-minas
Opções de Almoço
1 omelete (3 claras e 2 gemas) com 1 fatia de queijo branco, 6 colheres (sopa) de legumes cozidos, 1 prato de salada de folhas (temperada com azeite, sal), 1 fatia de abacaxi
1 berinjela recheada com carne moída, 6 colheres (sopa) de espinafre refogado, 1 prato de salada de folhas (com um fio de azeite)
1 filé de salmão grelhado (180 g), 6 colheres (sopa) de brócolis refogado, 1 prato de salada verde com 1 fio de azeite, limão e sal, 1 copo (200 ml) de suco de maracujá
1 prato de sopa de legumes (abobrinha, acelga, cenoura, chuchu, alho-poró, espinafre, tomate etc.), 1 filé de frango (150 g) grelhado ou assado com fatias de cebola e tomate, 1 prato de salada de alface (temperado com molho de iogurte)
6 colheres (sopa) de picadinho de carne, 2 colheres (sopa) de arroz integral, 1 prato de salada de folhas (temperada com shoyu), 1 fatia de melancia ou melão
Opções de Lanche da tarde
1 danoninho
1 copo (200 ml) de suco de caju
1 polenguinho + 1 água-de-coco
1 iogurte desnatado de frutas
Opções de Jantar
1 filé de salmão (180 g) ensopado com legumes, salada de folhas, tomate e lascas de parmesão (temperada com 1 colher de chá de azeite), 1 prato de salada: alface + tomate e cenoura +1 filé de frango grelhado em cubos + 1 colher (sopa) de molho de iogurte ceia: 1/2 papaia
1 hambúrguer (180 g) 1 prato de salada de pepino, tomate, folhas verdes, com molho de mostarda
1 sanduíche com pão integral, atum (em lata), cenoura ralada e 1 colher (chá) de maionese light, 1 prato de salada de folhas (com azeite e sal)
1 filé grande de frango grelhado ou assado com cebolas, 1 prato de salada: alface, rúcula (ou agrião), pepino, com 1 colher (sopa) de nozes picadas e molho de iogurte
Opções de Ceia
1 pêra
1 danoninho
1 copo (200 ml) de suco de morango ou melancia.
1 xícara de morangos
Nenhum comentário:
Postar um comentário